top of page
Foto do escritorTotal Ingredientes

Descubra os segredos dos aromas nesse post!

Os aromas sempre fizeram parte da história da humanidade. Nos primórdios da civilização, tinham a função de verificar se um alimento não estava estragado ou diferenciar plantas nocivas das comestíveis.


Hoje, além da inovação em equipamentos, a indústria alimentícia tem utilizado aditivos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor e modificar ou manter seu estado físico geral.


O cheiro de determinados alimentos pode ser o principal argumento para consumi-los e as características de um alimento dependem mais do aroma do que apenas do gosto, sendo que ambos constituem o sabor ou flavour. Portanto, o sabor de um produto pode ser definido como o conjunto de sensações de natureza psicofisiológica decorrentes do contato com os receptores sensoriais do nariz e com as estruturas táteis e os receptores sensoriais da boca.



Os aromatizantes são utilizados com a função de caracterização do aroma/sabor, melhoramento do aroma/sabor, padronização do aroma/ sabor, reconstituição do aroma/sabor e mascaramento de aromas/sabores indesejáveis. São constituídos por uma parte ativa (substâncias e produtos aromatizantes), veículos ou suportes (solventes) e substâncias auxiliares.


Na produção de linhas de aromas, os insumos alimentícios são utilizados como matéria-prima para a produção de extratos, óleos essenciais e outros compostos aromáticos. Esses compostos são então misturados e combinados para criar perfis de sabor e aroma específicos para diferentes produtos alimentícios.


Entre os principais insumos alimentícios utilizados na produção de aromas, destacam-se as frutas, ervas, especiarias e óleos vegetais. As frutas são uma fonte rica de compostos aromáticos e são utilizadas para criar sabores e aromas de frutas artificiais, como morango, limão, laranja e maçã. As ervas e especiarias, como alecrim, orégano e canela, também são usadas para criar perfis de sabor e aroma específicos.


Os óleos vegetais, como óleo de soja, de milho e de girassol, também são utilizados na produção de aromas, uma vez que são capazes de reter o sabor e o aroma de outros ingredientes. Eles são geralmente utilizados para criar sabores e aromas de manteiga, queijo e outros produtos lácteos.


AROMAS NATURAIS MAIS DO QUE APENAS UMA QUESTÃO DE SABOR. Conheça mais do nosso catálogo de produtos acessando nosso site!



bottom of page