Mas afinal, qual a função do Ácido Cítrico na indústria de alimentos?
- Total Ingredientes
- 30 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
O ácido cítrico, também conhecido como citrato de hidrogênio, é um composto orgânico presente em abundância em frutas cítricas como laranja, lima e limão. Suas principais características são a solubilidade em água, biodegradabilidade, não toxicidade, ausência de inflamabilidade e fácil manuseio e transporte.
Ele é obtido por meio do isolamento das frutas cítricas mencionadas, através de um processo de fermentação de sacarose executado por um fungo denominado Aspergillus Niger ou pela levedura Candida Lipolytica. Matérias-primas como dextrose ou melaço de cana-de-açúcar são empregadas no processo, resultando na formação ácido cítrico na forma líquida, posteriormente é feita a secagem para obtenção dos cristais do ácido cítrico.
Esse tipo de ácido desempenha um papel fundamental na indústria alimentícia e de bebidas, oferecendo benefícios diversos e sendo empregado de diversas formas na fabricação de variados produtos alimentícios. Neste post iremos entender um pouquinho mais dos usos e benefícios deste importante produto para indústria de alimentos.
O uso do Ácido Cítrico na Indústria de Alimentos
Diversos setores da indústria alimentícia se beneficiam do uso do ácido cítrico, aproveitando seus diferentes benefícios de acordo com as necessidades específicas de cada setor.
Um exemplo do uso atual do ácido cítrico é na fabricação de bebidas, como refrigerantes, cidras e certos tipos de vinho. Em refrigerantes, ele desempenha o papel de acidulante, realçando o sabor natural da fruta. Nos vinhos e cidras, além disso, o ácido cítrico ajuda a evitar a turvação, regula o pH e atua como agente antioxidante.
Na indústria de produtos lácteos, o ácido cítrico desempenha várias funções diferentes. Ele age como emulsificante em sorvetes, contribuindo para sua textura suave, e também desempenha um papel no processamento de queijos, além de atuar como acidificante e antioxidante.
Mas não para por aí, este ácido é muito versátil, iremos listar os seus principais usos para maior facilidade:
Regulador de acidez: ele pode reduzir o pH de alimentos provendo características ácidas para os produtos e sensações cítricas em formulações;
Conservante natural: ele consegue, de maneira satisfatória, impedir o crescimento de bactérias e microrganismos provendo maior shelf life para os produtos alimentícios;
Realçador de sabor: uma de suas características é de realçar o sabor, pois ele ativa as papilas gustativas deixando os alimentos mais agradáveis para o consumo.
Emulsificante: pode agir emulsificando aplicações alimentícias, conseguindo unir produtos oleosos com aquosos e certas aplicações.
Assim, podemos observar que, além de sua abundância e facilidade de manuseio, o Ácido Cítrico é muito versátil em aplicações alimentícias.
Os setores de aplicações deste ácido
Agora que já vimos os benefícios e a versatilidade deste produto, iremos abordar um pouco acerca das indústrias e alguns exemplos de aplicações específicas que a Total Ingredientes atende.
Indústria de conserva: Devido ao seu baixo pH, é empregado para minimizar o processamento térmico, prevenir a oxidação enzimática e evitar a perda de cor dos alimentos. Sua propriedade quelante é especialmente útil na preservação da cor natural de alimentos em conserva, como milho, cogumelos, ervilhas e feijões, ao mesmo tempo em que realça o sabor desses alimentos.
Indústria de doces e geléias: Controla a inversão de açúcar e intensificarem o sabor de confeitos e doces. No caso das geleias, o ácido cítrico atua como um regulador de pH e provedor de acidez, contribuindo para a gelificação adequada. Isso significa que ele ajuda a manter a consistência das geleias preservada até o momento em que são consumidas.
Frutos do mar: Evita a descoloração dos alimentos e diminui o desenvolvimento de odores e sabores indesejados.
Indústria de congelados: Neste mercado é comum o uso combinado do ácido cítrico com o ácido ascórbico, a fim de evitar reações enzimáticas que poderiam comprometer o sabor e a cor dos alimentos. Além disso, o ácido cítrico desempenha um papel fundamental na preservação da estabilidade de alimentos congelados, permitindo que eles mantenham sua qualidade por um período prolongado e permaneçam adequados para o consumo.
Indústria de bebidas gaseficadas: Na indústria de bebidas, o ácido cítrico desempenha um papel fundamental, sendo indispensável como acidulante para conferir sabor e garantir propriedades de tamponamento. Além disso, devido à sua alta solubilidade, o ácido cítrico é amplamente utilizado na fabricação de xaropes e concentrados.
Neste post foi possível observar a importância do ácido cítrico na produção de uma ampla variedade de alimentos e bebidas presentes em diversos setores da indústria alimentícia. Suas propriedades e funções são vastas, proporcionando inúmeros benefícios aos fabricantes de alimentos e bebidas.
O Ácido Cítrico é um dos principais produtos de distribuição da Total Ingredientes e somos um dos principais distribuidores da região Sul do Brasil atuando com distribuição de fabricantes líderes de mercado mundiais! Entre em contato para mais informações.