Verdade? Será? Os tabus e mentiras da indústria alimentícia
- Total Ingredientes
- 1 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualmente, a indústria alimentícia é cercada por diversos tabus e controvérsias sobre os insumos utilizados na produção e processamento dos alimentos. A cada ano, novas lendas urbanas surgem ao redor do mundo, gerando debates e preocupações entre os consumidores. É provável que você já tenha ouvido pelo menos uma das seguintes afirmações:
1. "Este produto é bom porque é 100% natural, já este outro não presta, está cheio de produtos químicos.":
É muito fácil se enganar por situações deste tipo, muitos rótulos de alimentos afirmam ter produtos 100% naturais e isso pode ser, de fato, verdade. O ponto é que nem todo aditivo alimentício ou, como comumente conhecido, "químico" vem de fontes sintéticas. Muitos aditivos são provenientes de fontes naturais e ajudam as características dos alimentos.
2."Ah não! Este produto tem conservantes.":
Embora o tema acerca dos conservantes seja, de fato, muito importante, a atuação desses aditivos é essencial nos alimentos. Esses produtos são fatores chave para evitar a deterioração e contaminação nos alimentos. Além disso, a sua composição no produto final é muito pequena. Por exemplo, em um refrigerante comum, o conservante vale, aproximadamente, 0,3% do produto final.
3.Este produto é livre de gordura":
Embora a gordura seja frequentemente vista como algo negativo, existem gorduras saudáveis que são necessárias para o bom funcionamento do corpo. Além disso, muitos alimentos "livres de gordura" são ricos em açúcar e outros ingredientes substitutos da gordura, que podem ser prejudiciais à saúde.
4.Este produto é melhor, ele não contém açúcar.":
É preciso tomar muito cuidado com alimentos que sejam livres de açúcares, pois muitas vezes, eles contêm adoçantes ou, como tecnicamente chamado, edulcorantes. Os edulcorantes são ferramentas essenciais na substituição do açúcar em produtos alimentícios. Todavia, alguns edulcorantes são maléficos e já foram relacionados como possíveis catalisadores para problemas de saúde. Alguns exemplos são:
Ciclamato de sódio, Sacarina sódica e Aspartame.
Pronto. Em alguns poucos tópicos, conseguimos elencar algumas meias verdades ou pegadinhas ligadas à indústria de alimentos. Com a crescente tecnologia, o mercado alimentício vem crescendo e desenvolvendo os insumos e processos para a melhoria da saudabilidade dos produtos e bem-estar do consumidor. Se você tem alguma dúvida acerca do seu produto ou processo, não deixe cair em pegadinha, fale conosco!
A Total Ingredientes tem o compromisso de fornecer seus produtos, agregados a serviços de alta qualidade, em consonância com a melhoria contínua dos seus processos, mantendo parcerias com fornecedores qualificados e proporcionando o aperfeiçoamento constante dos seus colaboradores.